De acordo com o Dr. Paul Stoltz, especialista em resiliência, é possível treinar essa habilidade a partir de uma fórmula que ele desenvolveu.
Stoltz é consultor e presidente da Peak Learning, uma empresa de consultoria global. Além do seu foco em liderança, Stoltz é um estudioso de como as adversidades são capazes de moldar o caráter das pessoas e alcançou reconhecimento mundial após escrever o Best Seller “Quociente de Adversidade: como transformar obstáculos em oportunidades”.
Em seus estudos, Stoltz definiu uma fórmula para a resiliência e ela é resultado do acrônimo das palavras CONTROLE, RESPONSABILIDADE, ALCANCE e DURAÇÃO, ou CRAD.
Para desenvolver sua resiliência, Stoltz sugere que diante de um problema, façamos as seguintes reflexões:
Controle: Que parte da situação eu posso influenciar, modificar ou resolver?
Responsabilização: Culpar os outros ou a mim mesmo ajuda a resolver?
Alcance: Isso tem que arruinar todo o meu dia?
Duração: O que eu farei e está ao meu alcance para que este problema dure menos?
E após essas reflexões, a mais importante: a partir de agora, o que eu farei de forma diferente?
Em textos anteriores, eu já comentei sobre a looping do hábito e como modificar um comportamento.
Adquirir resiliência é uma questão de treino e de refazer o caminho que o seu cérebro tem seguido até então na resolução de problemas.
As mudanças não são imediatas, mas assim como na musculação, que no começo parece que nada está acontecendo, com o tempo você perceberá alterações sutis no seu comportamento e depois mudanças mais significativas.
Se ter resiliência é importante para você, para sua carreira e até para seus relacionamentos, aceite o desafio de mudar.
Para te dar uma forcinha nessa tarefa, imagine o quanto ter resiliência é importante para você, pense no que você ganharia com esse novo comportamento e diante de um problema aplique a fórmula CRAD.
Vamos nessa?
Abraços!