Recentemente tem crescido as matérias científicas e até declarações de pessoas bem sucedidas que se beneficiam da meditação. Ela tem sido indicada para aumentar a produtividade, aliviar os sintomas do estress e uma série de outros benefícios, que não vou abordar nesse texto.
Porém, para muitos, a meditação ainda é cercada de mitos e mistérios. A imagem que vem na cabeça é geralmente um indiano, estilo faquir, sentado de olhos fechados meditando por longas horas e atingindo a iluminação. Nada mais estereotipado, não?
Outros dizem ser muito agitados para permanecerem parados durante tanto tempo e que jamais conseguirão “ficar sem pensar em nada” por pouco mais do que segundos.
Para facilitar a compreensão sobre a meditação, eu vou considerá-la em primeiro lugar uma prática apenas física.
Dizer que não consegue ficar parado 1 hora é o mesmo que dizer que não consegue correr durante 1 hora. Você pode não conseguir agora, mas se realmente desejar fazer isso e treinar, irá conseguir.
E como se treina? Muito simples, um pouco por dia, assim como a corrida. Você não chega na academia e já se coloca na esteira correndo 1 hora. Começa com uma velocidade leve, por poucos minutos e depois vai aumentando. O mesmo com a meditação, comece com 1 minuto e depois permaneça mais tempo, conforme se sentir confortável.
Não existe um tempo mínimo de permanência. E nem um máximo. Você irá perceber os benefícios quanto mais praticar e também reconhecerá o seu limite. Sem pressão. Sem se comparar com aquele indiano que levita.
Quando alguém diz ser muito agitado para a meditação é o mesmo que dizer que está muito acima do peso para treinar. É exatamente por isso que ambos precisam das práticas! Uma pessoa agitada irá aprender a aquietar os pensamentos, assim como uma pessoa acima do peso irá emagrecer com a ginástica.
Pode ser difícil no começo, mas depois melhora!
Sobre o mito da iluminação ou do silêncio da mente. Deixe isso para os gurus indianos. Você não precisa disso. É um nível de meditação que se adquire com muita prática. E o conceito de “iluminação” é muito subjetivo. Quero tornar a meditação mais real, mais adequada ao nossa vida.
Para começar, é necessário que você consiga apenas permanecer quieto e concentrado em um único pensamento.
A mente é projetada para ter pensamentos, muitos deles acabam sendo involuntários, obsessivos ou negativos. O processo de meditação e é exatamente para trazer um pouco de paz interna e interromper esse ciclo, permitindo que pensamentos mais produtivos surjam. Mas para isso é preciso enganar a sua consciência e jogar uma isca para que ela ache que está pensando enquanto libera o inconsciente da avalanche de pensamentos diários.
Existem diversas técnicas para isso, ensino a mais simples, para os iniciantes.
Sente-se em um local em que você se sinta bem e que não será perturbado. Diminua os estímulos externos como iluminação e barulho, sente-se em uma posição confortável. Não precisa ser no chão e cruzar as pernas. Pode ser em uma cadeira, com os pés e costas bem apoiados. Comece a prestar atenção apenas na sua respiração. Conte 4 tempos para inspirar e 4 tempos para expirar. Vá aumentando se achar necessário, desde que não seja desconfortável. Permaneça 1 minuto apenas contando e respirando, contando e respirando. Se seu pensamento escapar, volte para a contagem. Esteja atento, volte sempre para a contagem. É normal, isso vai acontecer.
Pronto, você já começou o seu treinamento! Faça isso todos os dias, vá aumentando o tempo de permanência, o tempo de respiração e depois tente sentar-se no chão. Logo você começará a sentir os benefícios.
Você pode fazer isso ao acordar, pouco antes de dormir, no meio da tarde. Não existe uma regra. Os mais avançados o fazem na fila do banco. Mas não se incomode com isso. Não se sinta pressionado com um modelo que não é para você.
Se o limite do tempo te causar ansiedade, ajuste um timer para indicar quanto tiver passado 1 minuto. Logo você não precisará mais dele.
No começo, quando eu comecei a meditar, minha perna balançava sozinha e eu sentia uma angústia tremenda em ficar ali parada. Hoje, é extremante relaxante e eu tenho buscado outras técnicas. Não consigo ficar 1 hora, mas estou confortável com a minha progressão.
Não existem receitas mágicas e nem resultados milagrosos. Grande parte das conquistas vem do esforço, disciplina e persistência.
 
								 
                     
                            
                            
                                
                                 
                            
                            
                                
                                