O que vai fazer você prosseguir, quando todos desistirem?

Pense nas pessoas que você admira, seja pelo sucesso, pela beleza ou pelo estilo de vida. Agora, imagine-se igual a elas, conquistando o que elas conquistaram. Parece bom, não é?

E olhando assim, para aquele executivo em um alto cargo de uma multinacional, parece que foi fácil para ele chegar ao topo. Alguém como o Steve Jobs, por exemplo. Você nunca tinha ouvido falar dele e de repente, lá está! Um homem de sucesso, criador da Apple, uma das marcas mais importantes e desejadas dos dias atuais.

Além dele, há vários exemplos: atletas que conquistaram importantes prêmios e começam a ser destaque em todos os meios de comunicação, ou cantores/bandas que lançam seu primeiro sucesso e faturam milhões e até médicos ou advogados prestigiadíssimos, com carreiras sólidas e invejáveis.

Apesar das aparentes diferenças, eles têm algo em comum. Além da admiração de muitos, essas pessoas apresentam atitudes e pensamentos vencedores. E certamente um desses pensamentos é “o que vai fazer você seguir, quando todo mundo desistir?”

A despeito da aparente facilidade com que o sucesso chegou para essas pessoas, suas trajetórias não foram marcadas somente por glórias. Todo grande executivo começou sua jornada com o primeiro passo, dado com certo receio, cercado de dúvidas, decidindo qual faculdade iria cursar ou se montaria seu escritório na garagem do pai. São anos de estrada, trilhados sem que ninguém notasse até chegar ao sucesso escancarado.

E durante esse caminho, alguns tombos, decisões difíceis, noites mal dormidas e muitos sacrifícios. Porém a certeza de que era isso que deveria ser feito. Todos eles tem um propósito, aquilo que justifica enfrentar todos os “nãos” pelo caminho.

Faça uma reflexão. Seu propósito de vida pode ser atingir um determinado cargo, conquistar uma determinada fortuna, fazer a diferença na vida de outros ou até servir de exemplo para seus filhos. É aquilo que faz com que você se levante todas as manhãs e encare mais um dia.

Como descobrir isso? Pense nos sonhos que você acabou deixando para trás, pense nas histórias que você quer contar lá na frente. Reative esse propósito e revisite-o todos os dias para manter a chama acesa, para manter a energia que vai te conduzir aos seus objetivos.

Eu vou contar um segredinho meu. Eu anoto os depoimentos dos meus clientes que mais me emocionaram e os releio sempre que sinto que estou fraquejando. Sempre que penso que estou cansada demais para fazer um curso de 2 dias no fim de semana, que é desafiador demais mudar de carreira ou que o mercado está em crise, eu leio essas frases e sinto que, impactando positivamente a vida dessas pessoas, estou concluindo o meu propósito de vida. E isso, caro leitor, é um combustível poderosíssimo. E posso te garantir que é o mesmo combustível das pessoas que você admira tanto.

Experimente!

Este post eu dedico ao Geronimo Thelm, o coach dos coaches, que transforma teoria em prática.

Other Posts You May Like