Muitas pessoas que gostariam ser empreendedores adiam a decisão por acharem que não sabem vender ou que é uma atividade mal vista. Tende-se a imagem de que o vendedor é aquela pessoa que engana, insiste e que quer se aproveitar dos outros para forçar uma compra ruim. Como publicitária e coach, digo que há bons e maus profissionais em qualquer segmento. Não dá para generalizar.
Obviamente que a expressão “isso é um golpe de marketing” não ajuda muito a desmistificar uma das profissões mais antigas e fundamentais da nossa economia.
Aliás, se você pensar bem, você é um vendedor nato. Como faz para convencer as pessoas a aceitarem suas sugestões? Quando você quer ir ao cinema ver aquele filme de ação e a outra pessoa quer uma comédia? Como vende a ideia de que o seu filme é melhor? Talvez com um bônus no final da sessão? Do tipo: cinema e depois um jantar? Ou quem sabe, faz uma troca, do tipo ganha-ganha? Veja esse filme comigo e depois eu vejo o seu?
Vender nada mais é do que apresentar um produto/serviço/ideia, destacando o que ele tem de qualidades e que serão adequadas para aquela pessoa que o comprar.
Para realizar a venda de forma honesta e positiva, você pode seguir esses 5 passos:
1. Mudar suas crenças
Se você passará a ser responsável pelas vendas de sua empresa, mude agora a sua programação mental. Veja que algumas de suas crenças não tem embasamento científico (são “achísmos”) e que se não houvesse o comércio nem sei dizer onde a humanidade estaria.
2. Confie no seu produto
Se o seu produto realiza o que promete, não há porque temer vendê-lo. Certifique-se de que sua comunicação é baseada em fatos, é real e atende a necessidade de seu cliente.
3. Ter integridade
Seja íntegro e honesto. Seja claro ao falar das condições de compra, das regras de pagamento, das características do produto, dos termos de devolução. Imagine-se no lugar do comprador. O que seria importante que ele soubesse?
4. Repetição
Não desista ao ouvir os primeiros “nãos”. Para saber se seu produto/serviço está adequado ao mercado você precisa de amostragem. Continue tentando e vá aprendendo com o feed back dos clientes o que pode ser ajustado.
5. Conhecer algumas técnicas
A informação é democrática. Não faltam cursos online, livros, palestras e guias que te ensinam técnicas para vender melhor, para ter mais segurança ao argumentar e fórmulas para vender online e oflline.
Você verá que não é um bicho de sete cabeças e se o seu produto/serviço for bom, você estará realmente trazendo um benefício para quem o comprar.
Então, nada de procrastinar! Não adie mais as decisões e ações que podem te levar em direção ao que você deseja.
 
								 
                     
                            
                            
                                
                                 
                            
                            
                                
                                